Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cemitérios devem receber 800 mil visitantes neste Dia de Finados

Familiares e amigos poderão visitar os túmulos das 7h às 19h. DFTrans promete reforçar as linhas de ônibus. Instituto de Defesa do Consumidor terá 50 funcionários para atender os cidadãos que queiram reclamar sobre os serviços prestados


Um fim de semana para lembrar os mortos com orações e homenagens. Cerca de 800 mil pessoas deverão se revezar nos seis cemitérios do Distrito Federal entre hoje e amanhã para visitar os quase 400 mil túmulos. Além de roupas confortáveis, sombrinhas para se proteger do sol e água para hidratação, quem encarar a maratona deve redobrar a atenção na chegada e na saída dos campos santos. O fluxo de veículos costuma ser intenso, e a Polícia Militar e o Detran farão interferências pontuais nas vias para garantir, ao mesmo tempo, a fluidez do trânsito e a travessia segura dos pedestres.

O horário de funcionamento dos cemitérios será das 7h às 19h. A dica para o visitantes do Campo da Esperança, no Plano Piloto, é usar os estacionamentos 6 e 7 do Parque da Cidade e concluir o percurso a pé. Além disso, o major Petercley Franco, subcomandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), informa que será permitido estacionar em cima da área verde diante da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Academia de Polícia Militar. Nas proximidades da Abin e da Ana, serão colocados cones para disciplinar a travessia de pedestres na Estrada Parque Polícia Militar rumo ao Campo da Esperança.


No Cemitério de Taguatinga, o trânsito será orientado pelo Detran. O chefe de Planejamento de Operação, Glauber Peixoto, informa que o acesso ao Setor H Norte será feito apenas pela entrada principal. A via que fica ao lado do campo santo será interditada durante todo o dia. Além disso, ele orienta os visitantes a deixarem os veículos nas imediações das quadras QNL e QNJ porque o estacionamento será usado apenas para embarque e desembarque de pessoas. Os visitantes poderão contar com transporte coletivo gratuito dentro do cemitério. A população poderá chegar pelo Setor de Oficinas, pela M Norte e pela Avenida Hélio Prates.

Ônibus
Quem depende do transporte público contará com reforço de veículos nas linhas que levam aos cemitérios do DF. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), no entanto, não divulgou quantos coletivos extras vão circular e nem mesmo os números das linhas. Por conta do feriado, os postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans) estarão fechados hoje. O atendimento volta ao normal na segunda.

Durante todo o dia, funcionários da Secretaria de Justiça, com a Coordenação de Assuntos Funerários e o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), vão trabalhar no atendimento ao cidadão recebendo denúncias, tirando dúvidas sobre a localização dos túmulos e fiscalizando irregularidades. Serão montadas 12 tendas de atendimento, com cerca de 50 servidores, divididos entre os seis cemitérios. Ontem, o Procon visitou as necrópoles de todo o Distrito Federal para coibir e prevenir abusos. Fiscais e agentes do instituto estarão de plantão para atender os consumidores sobre os contratos expedidos pelos cemitérios.