Jornal Correio Braziliense

Cidades

Procon encontra irregularidades em cemitérios do Distrito Federal

Entre as falhas, as tabelas de preços de jazidas não estão expostas em locais visíveis para o público

Uma equipe de fiscalização do Procon-DF encontrou irregularidades em cemitérios do Distrito Federal. Segundo o órgão, as principais falhas identificadas foram a ausência dos contatos do Procon-DF em notas fiscais e do endereço na fachada dos cemitérios. Além disso, as tabelas de preços de jazidas não estão expostas em locais visíveis, na maioria dos casos.

As fiscalizações começaram na quarta-feira (30/10) e terminam nesta quinta-feira (31/10) como preparação para o dia de finados, no sábado (2/11). Hoje, os cemitérios de Planaltina, Sobradinho, Brasília, Brazlândia, Taguatinga e Gama serão fiscalizados.



Nos locais, os agentes verificam, principalmente se há prática de venda casada, se o local disponibiliza o Código de Defesa do Consumidor, tabela de preço, o telefone 151 em local visível, informações sobre documentos exigidos para pagamento com cartões.

De acordo com o Procon-DF, após serem notificados durante a fiscalização, o cemitérios têm até 10 dias para se regularizar. Caso as medidas não forem tomadas, os estabelecimentos sofrerão sanções administrativas, como advertências e multas.