A Secretaria da Criança lançará nesta quinta-feira (31/10) a Campanha de Prevenção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na BR-040. Um termo de cooperação técnica para fortalecimento e implementação de políticas públicas será assinado com o objetivo de combater a exploração sexual no local.
Um mapeamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal identificou cerca de 1,8 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes, às margens das rodovias federais de todo o país. Os principais pontos são pátios de pernoite de caminhões, bares e motéis.
De acordo com a secretária da Criança, Rejane Pitanga, "a campanha visa identificar e incluir as crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual e suas famílias em serviços, projetos e benefícios de programas do Governo Federal, da Prefeitura de Valparaiso e municípios do Entorno", disse.
Casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100; Secretaria da Criança, através do Centro de Referência da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CRCA), (61) 3234-2876; para um dos conselhos tutelares nas regiões administrativas do DF; ou pelos e-mails crcaplantao@crianca.df.gov.br e crcaplantao@gmail.com.