Jornal Correio Braziliense

Cidades

Águas Claras terá mudança no sentido de ruas para desafogar o tráfego

A partir de sábado, na região próxima à Unieuro e ao Shopping Quê, seis ruas que têm mão dupla passarão a ser de mão única

Com o crescente aumento da população ; e, consequentemente, de carros ;, Águas Claras terá novamente alterações em vias, na tentativa de desafogar o complicado trânsito da região administrativa. A partir de sábado, na região próxima à Unieuro e ao Shopping Quê, seis ruas que têm mão dupla passarão a ser de mão única. A ideia é pegar alamedas menores e aumentar a capacidade delas, sem ter que causar transtornos com obras de ampliação.

Leia mais notícias em Cidades

Agentes do Departamento de Trânsito (Detran) passaram o dia de ontem na região, distribuindo panfletos explicativos para alertar os moradores da mudança. A ação segue até domingo. Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran, José Lima Simões, a adaptação dos motoristas deverá ser tranquila. ;Não teremos a necessidade de abordar condutores. Teremos a sinalização. O motorista não vai precisar adivinhar o sentido, a marcação é clara e abundante tanto no chão quanto nas placas, que vão dizer qual a rota obrigatória;, explica.

As principais vias com alterações serão as alamedas dos Eucaliptos e das Acácias: cada uma terá um único sentido, facilitando o trânsito entre as quadras (veja Arte). ;O fluxo de veículos aumentou, bem como o uso do solo por causa da criação da universidade e do shopping. Cresce o número de pedestres e também de veículos. A via fica insuficiente para passarem carros. Não é adequado aumentá-la, então, mudamos o funcionamento. Duplicamos a capacidade dessas vias;, comenta Simões.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.