Uma empresa indicada pela Transpetro realiza, nesta segunda-feira (21/10), trabalhos de descontaminação do Lago Paranoá, vinda de uma caldeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a etapa de recolhimento dos resíduos que se acumularam nas margens do lago deve durar toda a semana.
com um produto americano capaz de fazer a sucção do óleo.
O superintendente de licenciamento do Ibram, Aldo Fernandes, informou que boias e mantas de absorção também são usadas para retirar o óleo. Um trabalho manual ainda é realizado com pás e enxadas nas margens do lago. De acordo com Fernandes, a destinação dos resíduos está sendo estudada. "O material será colocado em tambores para serem incinerados", afirmou.
Entenda o caso
Na quarta-feira (16/10) começou o vazamento de vapor d;água da caldeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A água condensou-se no solo e levou o óleo para o lago por meio das galerias pluviais. A Secretaria de Saúde do DF foi multada em R$ 280,4 mil. Na quinta-feira (17/10), a imensa mancha de óleo apareceu sobre as águas do Lago Paranoá.