Funcionários da Secretaria de Saúde, que preferiram não identificar, denunciam a sobrecarga de trabalho dos pediatras no Hospital de Santa Maria. Segundo eles, o trabalho que era feito por mais de 30 pediatras é feito atualmente por menos de 10 profissionais. A nesta segunda-feira (14/10).
Para os funcionários, a má administração do governo é a principal causa que leva profissionais da área a abandonarem cargos públicos no DF.. Ainda assim, uma funcionária afirma que mais de 22 médicos pediatras pediram demissão desde 2012.
Segundo os denunciantes, os médicos trabalham sozinhos de 6 a 12h em plantões. Nesse período, eles atendem ao mesmo tempo às crianças que chegam ao pronto-socorro, os pacientes internados, a sala de parto e as crianças trazidas pelo Samu. O presidente do Sindicato dos Médicos do DF diz que é impossível uma pessoa cuidar sozinha de todas as áreas.
A escala do mês de outubro do Hospital de Santa Maria deveria ter cinco médicos, no período da manhã, mas só um aparece na lista.
Em nota, a Secretaria de Saúde informa que, para resolver a situação, os pacientes que precisarem de atendimento serão encaminhados a outros hospitais do DF.
Pais que procuraram o Hospital de Santa Maria nesta quarta-feira (16/10) não conseguiram atendimento pediátrico no pronto-socorro. A Secretaria diz que 13 médicos fazem parte da equipe na cidade, mas que seis deles estão de licença médica. Essa baixa foi o que levou ao fechamento da ala pediátrica o hospital.
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]