Jornal Correio Braziliense

Cidades

Escala de trabalho pode ser a causa da falta de pediatras em Santa Maria

Secretaria de Saúde diz que paga os melhores salários do país aos pediatras que trabalham em hospitais públicos no DF

Funcionários da Secretaria de Saúde, que preferiram não identificar, denunciam a sobrecarga de trabalho dos pediatras no Hospital de Santa Maria. Segundo eles, o trabalho que era feito por mais de 30 pediatras é feito atualmente por menos de 10 profissionais. A nesta segunda-feira (14/10).



Para os funcionários, a má administração do governo é a principal causa que leva profissionais da área a abandonarem cargos públicos no DF.. Ainda assim, uma funcionária afirma que mais de 22 médicos pediatras pediram demissão desde 2012.

Segundo os denunciantes, os médicos trabalham sozinhos de 6 a 12h em plantões. Nesse período, eles atendem ao mesmo tempo às crianças que chegam ao pronto-socorro, os pacientes internados, a sala de parto e as crianças trazidas pelo Samu. O presidente do Sindicato dos Médicos do DF diz que é impossível uma pessoa cuidar sozinha de todas as áreas.

A escala do mês de outubro do Hospital de Santa Maria deveria ter cinco médicos, no período da manhã, mas só um aparece na lista.

Em nota, a Secretaria de Saúde informa que, para resolver a situação, os pacientes que precisarem de atendimento serão encaminhados a outros hospitais do DF.

Pais que procuraram o Hospital de Santa Maria nesta quarta-feira (16/10) não conseguiram atendimento pediátrico no pronto-socorro. A Secretaria diz que 13 médicos fazem parte da equipe na cidade, mas que seis deles estão de licença médica. Essa baixa foi o que levou ao fechamento da ala pediátrica o hospital.

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]