Pirenópolis, um dos principais destinos turísticos do Entorno, ganhará um centro de convenções, a fim de sediar eventos que fomentem a economia do município. Hoje, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, estará na cidade para anunciar a obra, que será custeada pelo governo federal. O investimento de R$ 36 milhões faz parte do PAC do Turismo, que destina parte dos recursos para edificações desse porte, com o intuito de descentralizar o mercado de eventos, hoje, ainda fortemente concentrado no eixo Rio-São Paulo.
O dinheiro para a obra foi liberado em junho pelo ministério, mas ainda não caiu na conta da prefeitura, por falta de repasse da Caixa Econômica Federal. A previsão é de que as obras, ainda não licitadas, sejam iniciadas em novembro e concluídas em maio de 2015, após 18 meses. O Centro de Convenções e Feiras ficará próximo ao aeroporto de Pirenópolis, distante cerca de 2km do centro da cidade. O prédio terá entre 12 e 15 mil metros quadrados e capacidade para 2 mil pessoas sentadas. ;Teremos um espaço separado para feiras e outros para convenções e seminários de diferentes tamanhos;, afirma o secretário municipal de Turismo, Sérgio Rady.
Rady explica que a intenção do governo municipal é de ampliar o turismo, a principal atividade econômica de Pirenópolis e que ultrapassou o extrativismo nos últimos anos. Apesar de ser um destino turístico consolidado ; com 4 mil leitos de hospedagem, 50 bares e restaurantes e 20 cachoeiras com estrutura para receber visitantes, que se concentram nos fins de semana. ;Com os eventos, esperamos movimentar a cidade de segunda a quinta-feira. Atualmente, toda a demanda está centralizada entre sexta-feira e domingo, pois são turistas de lazer;, afirma.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.