A canonização dos papas João XXIII e João Paulo II está com o dia marcado. O Vaticano anunciou, ontem, que a missa será celebrada em 27 de abril do próximo ano. O comunicado foi feito pelo papa Francisco, depois da reunião de cardeais para confirmar as datas da santificação dos dois pontífices. A divulgação empolgou católicos de todo o mundo, que esperam estar presentes em data tão especial.
Em Brasília, a emoção não foi diferente. Fiéis e párocos comemoraram a notícia, e grupos de religiosos começam a preparar a ida para a celebração em Roma. Em especial, pela canonização de João Paulo II, por conta de seu papado ser mais recente e longo, além de ser considerado carismático. Mesmo assim, as autoridades da Igreja garantem que a canonização de João Paulo II não deve ofuscar a de João XXIII.
Thereza Maria Lucciola de Campos, 73 anos, moradora da Asa Sul, é uma das fiéis que esperam estar no meio da multidão em louvor aos dois papas. Mas confessa que a ida ao Vaticano é motivada, principalmente, pela santificação de João Paulo II. ;Sou muito devota de João Paulo II. Eu vou, com certeza;, conta. Thereza diz que foi benzida por Karol Wojtyla, quando da vinda dele a Brasília, na década de 1990. Depois, a católica esteve presente na beatificação, também no Vaticano. ;Eu não poderia ficar de fora desse momento. O papa João Paulo II sempre foi um homem respeitado pelo mundo inteiro, por outras religiões. Para mim, o maior ensinamento dele é de não ter medo de sempre ser piedoso e bondoso;, explica. Thereza deve ir a Roma por meio de uma comitiva organizada por Dom José Freire Falcão, cardeal emérito de Brasília.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.