A Sala Martins Pena do Teatro Nacional de Brasília ficou pequena para alunos de duas escolas públicas de Brazlândia e da Estrutural. Ontem, cerca de 600 meninos e meninas entre 4 anos e 10 anos ganharam uma sessão exclusiva do Festivalzinho do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Tudo era novidade para a maioria das crianças.
Aluno da educação infantil do Centro de Educação Infantil (CEI) 1 de Brazlândia, Murilo Farias de Carvalho, 5 anos, ficou surpreso com o tamanho do espaço. ;Achava que era de outro jeito, que a sala seria menor e que não assistiria aos filmes no escuro;, contou o menino, sorriso à mostra. Entre os filmes, o que mais lhe chamou a atenção foi a ficção A mula teimosa e o controle remoto. ;Todo mundo riu quando passou um menino puxando o cavalo, e o bicho que queria ir, aí o garoto bateu no animal com uma corda, e o cavalo soltou um pum. Foi engraçado;, disse Murilo, que nunca tinha ido ao cinema.
A surpresa foi compartilhada com Clarisse Cardoso de Amorim, 5 anos, e Kayo Gabriel Rodrigues da Silva, 4 anos, ambos alunos do CEI 1. ;Foi legal, mas achei que tinha uma escada para conseguirmos ver os filmes, depois de subir até a tela;, disse Kayo. Aos 7 anos, Suelma da Costa Carneiro Araújo realizou um sonho. ;O cinema é igualzinho ao que eu imaginei. Tudo aqui é legal. Não fiquei com medo de nada, nem do escuro;, confessou ela. A aluna do 2; ano da Escola Classe 2 da Estrutural disse não ter preferido apenas um dos filmes. ;Gostei de todos e vou voltar com meus irmãos, meus avós, meu pai, meus primos e minha tia;, planejou.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.