Moradores da Vila Planalto denunciaram a ocupação de aproximadamente 300 famílias em uma área destinada a ser um parque ecológico localizada a menos de 2 km do Palácio da Alvorada. Segundo os vizinhos da invasão, os moradores estão ali desde 2007.
Na área foi criado o Setor de Chácaras Recanto do Jaburu, com mansões com o metro quadrado avaliado em R$ 8 mil. No entanto, há um decreto do governo de 2003 que transforma a área no Parque da Vila Planalto. Imagens registradas por um morador da Vila Planalto revelam que o local conta com serviços do governo, dos Correios e de energia elétrica.
Os moradores da Vila Planalto alegam que enviaram um ofício para vários órgãos, incluindo o GDF, avisando sobre a invasão. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) decidiu que o setor não pode ser regularizado por se tratar de área pública.
O GDF afirma que a decisão sobre a possível derrubada das casas é do TJDF, já que as casas estão protegidas por uma liminar que garante que nenhuma casa pode ser derrubada até uma decisão da justiça. A Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) informou que trabalha intensamente para evitar o surgimento de construções em áreas públicas, mas não soube explicar o surgimento das casas.
[VIDEO1]