Fiscais da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal fizeram uma vistoria nas lojas da Rodoviária do Plano Piloto na tarde desta terça-feira (17/9). 28 servidores fiscalizaram a documentação de 59 estabelecimentos, como lanchonetes, papelarias, bancas de revista e farmácias.
Paulo Proença, auditor fiscal da Receita, disse que o objetivo da operação é verificar a regularidade no cadastro das empresas que estão instaladas na rodoviária. Um levantamento da Secretaria de Fazenda feito anteriormente já apontava que pelo menos nove estabelecimentos estavam irregulares.
A ação dos servidores visava conferir, também, se os comerciantes estão emitindo cupom fiscal para os consumidores. A lei determina que todo estabelecimento com rendimento superior a R$ 120 mil por ano é obrigado a ter uma máquina que emita a nota fiscal.
Os fiscais multaram 16 dos 59 estabelecimentos por não terem a máquina para cupom fiscal. Um comerciante também foi multado por omissão de receita, pois o balanço do caixa não correspondia ao valor das notas fiscais.
[VIDEO1]