Os hospitais da rede pública do Distrito Federal receberam nesta sexta-feira (13/9), os itens necessários ao tratamento do câncer que estavam faltando no estoque. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do DF, dos 65 itens entregues aos hospitais, entre soros, corticóides e analségicos, 37 têm quantidade suficiente para atender a população durante um ano. O custo para aquisição de todo o material foi cerca de R$ 15,5 milhões.
[SAIBAMAIS]Em nota, a secretaria informou que foi feita um a aquisição "emergencial" dos medicamentos utilizados na quimioterapia - realizada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) - "até que a compra regular" possa ser feita. A secretaria lembrou, porém, que em nenhum momento faltou os remédios para o tratamento quimioterápico.
Os pacientes que precisarem de informações sobre os medicamentos devem ligar no 160. Segundo a secretaria, não é recomendado que a população ligue diretamente para os hospitais, pois os atendentes, muitas vezes, "não tem informações macro da rede".