Jornal Correio Braziliense

Cidades

Protestos neste 7 de setembro foram menores do que os realizados em junho

De acordo com a Polícia Militar, 5 mil pessoas participaram dos protestos. Público na Esplanada pela manhã foi de 15 mil

Os protestos da manhã deste sábado (7/9) foram menores do que os realizados em junho. De acordo com a Polícia Militar, 15 mil pessoas estiveram na Esplanada, sendo 5 mil delas manifestantes. No momento, menos de 500 ativistas estão em frente ao Congresso Nacional, na Marcha Pela Corrupção. Mesmo menor, houve momentos de conflitos com a Polícia e gás de pimenta. Nem isso tirou o bom humor dos manifestantes, que foram impedidos de entrar no desfile militar. Cartazes e faixas pediam o fim da corrupção e melhorias na saúde e educação.



[SAIBAMAIS] Outro grupo, com 50 pessoas, tentou descer para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas foram barrados pelos PM;s. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tentaram negociar com o Comandante Edilson, chefe da operação, sem sucesso.

De acordo com a polícia, um grupo mascarado foi detido no Setor Bancário Sul e teve suas máscaras recolhidas. Um jovem foi encaminhado à 5; Delegacia de Polícia, por desacato à autoridade.

Bom humor


Grupos pediram o fim do voto secreto e da corrupção. "Voto secreto não. Eu quero ver a cara do ladrão", gritavam uns. Outros montaram, em um cartaz 3D, um "Papuda móvel", pedindo a prisão imediata dos condenados pelo Mensalão.

Cerca de 4 mil policiais militares acompanharam a movimentação na Esplanada. O efetivo será o mesmo mais tarde, quando um protesto é esperado em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha.