Jornal Correio Braziliense

Cidades

Dezenas de convocações na internet prometem Sete de Setembro de protestos

A pluralidade de movimentos é herança da sequência de manifestações que tomaram as ruas de Brasília, em junho

O Museu Nacional volta a ser o ponto de concentração de dezenas de manifestações organizadas pela internet. As páginas em redes sociais convidam os participantes a chegarem a partir das 9h, mas há atos previstos para todo o dia. No entanto, a expectativa é de que os protestos ganhem a Esplanada dos Ministérios quando o desfile cívico acabar. Operação Sete de Setembro, A Maior Manifestação da História do Brasil, Ocupa Brasília, Acorda, Brasília, Fora Renan, Grito dos Excluídos, Bloco Independente e Manifestação Brasília são algumas entre dezenas de convocações. A pluralidade de movimentos é herança de uma sequência de manifestações, que tomaram as ruas de Brasília, em junho, antes e durante a Copa das Confederações.

O analista de sistemas Clay Zedallos integra há cinco anos a Marcha Brasil Contra a Corrupção. O grupo pede a prisão dos mensaleiros e o fim do voto secreto, uma repetição dos motes de 2012. Historicamente, a passeata é pacífica. ;A gente se afasta quando há vandalismo e violência. Instruímos as pessoas a usar o rosto pintado de verde e amarelo, não máscaras;, explica.

[SAIBAMAIS] Integrante do Acorda, Brasília, Ariadne Martins confirma que os mais engajados tentarão manter o caráter pacífico. Mascarados com intenção de praticar atos de vandalismo serão reprimidos verbalmente. ;Vamos tentar evitar brigas na base do diálogo, mas, se formos ameaçados, como aconteceu da última vez, vamos nos afastar e deixaremos, exclusivamente, nas mãos da PM.;

O organizador da Marcha do Vinagre, Jimmy Lima, disse que pretende protestar sem esconder o rosto, mas ressaltou que não há orientação para denunciar quem estiver com o rosto coberto. ;Não se pode interpretar que esse alguém é um bandido. Muita gente cobre a face para se proteger dos efeitos do gás lacrimogêneo e do spray de pimenta. Quem optar em ir de máscara, só tem de entender que os riscos de um embate com a tropa de choque podem ser maiores;, afirmou.
O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Batista, explicou que 5,3 mil PMs estarão nas ruas desde as 5h30. Ele disse que os PMs foram orientados a fazer revistas e identificar os mascarados. Se não houver colaboração, eles poderão levar essas pessoas à delegacia. ;Não vamos admitir atos de violência e de vandalismo;, encerrou.