Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF e Entorno aderem a plano para reduzir número de homicídios de jovens

Algumas cidades do Entorno apresentam dados alarmantes: No Novo Gama e Águas Lindas de Goiás, 100% dos jovens assassinados em 2010 eram negros

O Distrito Federal e o Entorno aderiram o Plano Juventude Viva, iniciativa do Governo Federal para reduzir a vulnerabilidade de jovens a homicídios. O lançamento do projeto ocorre nesta quinta-feira (5/9) no Palácio do Buriti. Os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, participam da solenidade.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que, em 2010, o DF apresentou taxas elevadas de mortes por causas violentas. Foram registrados 800 óbitos, o que corresponde, em média, a 35 mortes para cada 100 mil habitantes. Do total, 57,84% dos homicídios foram de jovens, sendo que 88,41% das vítimas eram negras e 82,71% do sexo masculino.



[SAIBAMAIS]No Entorno, o plano contempla as cidades de Luziânia, Valparaíso, Águas Lindas, Novo Gama, Formosa e Santo Antônio do Descoberto, que concentram os mais altos índices de homicídio de jovens, sobretudo negros, com idade entre 15 e 29 anos. Em municípios como Novo Gama e Águas Lindas de Goiás, 100% dos jovens assassinados em 2010 eram negros.

A iniciativa do governo tem como foco os 132 municípios brasileiros com maiores índices de mortalidade de jovens negros com atendimento prioritário aos jovens de sexo masculino, moradores das periferias dos grandes centros urbanos e com baixa escolaridade.