O Centro de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros registrou até o fim da tarde deste domingo (1;/9) 53 focos de incêndio neste domingo, sendo, pelo menos, dois de grandes proporções. O primeiro atinge uma zona de mata próxima ao Catetinho, localizado às margens da BR-040. Várias equipes da corporação fazem o atendimento da ocorrência.
Funcionários do Catetinho, primeira sede do governo do Distrito Federal, disseram que do salão de festas do complexo é possível ver a fumaça, mas não as chamas. ;Essa é segunda vez que há um incêndio aqui em uma semana. Esse parece ser menor que o outro e já vemos os bombeiros trabalhando;, disse Meiryane Rose, servidora do local. Homens do 6; Grupamento de Bombeiro Militar, no Núcleo Bandeirante, tentam conter as chamas.
Um outro incêndio consome parte de uma área verde, próxima à Fercal, em Sobradinho. Segundo informações preliminares, cinco viaturas foram deslocadas para o local. AInda não há informações sobre qual área foi afetada.
Tempo
Apesar de a ação do homem ser um dos principais motivos para o começo dos incêndios, o clima quente e seco, aliado ao vento, também contribui para que o fogo se espalhe mais rapidamente. E o tempo só deve melhorar a partir do fim de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o domingo teve temperatura máxima de 29;C e a umidade relativa do ar variou entre 55% e 25%, nas horas mais quentes do dia.
Para esta segunda-feira (2/9), o Inmet prevê tempo parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima deve ser de 28;C e a mínima de 15;C. A umidade do ar vai variar entre 70% e 25%.
Com informações de Ariadne Sakkis e Camila Costa.