Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF terá Hospital de Transplantes com capacidade para 150 leitos

Unidade de saúde realizará transplantes de coração, córneas, rim, fígado, medula óssea, entre outros

Está em andamento o projeto do Hospital de Transplantes de Brasília. Ele terá 150 leitos e será o terceiro do tipo no país a atender exclusivamente pacientes que precisam de transplantes de órgãos.

A unidade de saúde realizará transplantes de coração, córneas, rim, fígado, medula óssea, entre outros. A verba para a compra de equipamentos, cerca de R$ 60 milhões, vem do governo federal e será enviada ao GDF assim que o prédio estiver pronto.

A estrutura física será erguida com recursos do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, que ainda avalia o investimento final da obra. O prédio deverá ficar pronto 24 meses após o início das obras, mas ainda não há data certa para esse começo.



Segundo o projeto, o Hospital de Transplantes de Brasília será sustentável e terá a utilização de energia solar e sistemas informatizados no atendimento aos pacientes, procedimento que reduzirá a quantidade de papel utilizada.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, o local de construção da nova unidade ainda está em estudo pelo governo local, mas os tipos de operação estão definidos.

Levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) apontou o DF como a unidade da Federação que mais realiza a captação de órgãos. Aqui, são 32,7 doadores por milhão de habitantes.

Segundo registros da pasta, somente no primeiro semestre deste ano foram feitos 289 transplantes no DF, dos quais 184 foram de córnea, 64 de rim, 24 de fígado, 17 de coração e quatro de medula óssea.