O estacionamento do Centro de Convenções Ulysses Guimarães ficou pequeno para o público do Brasília Capital Fitness (BCF). Durante a manhã e a tarde de sábado (17/8), milhares de pessoas passaram pelo espaço, localizado no centro da capital. Sem ter onde parar, os motoristas recorreram ao gramado do Eixo Monumental. A visão do lado de fora dava apenas uma ideia da movimentação dentro do espaço. Famílias, casais e amigos percorriam os estandes no térreo e no primeiro piso para conferir os diferentes produtos relacionados ao atraente universo das academias.
Profissionais, como professores e empresários, lotaram o auditório nos cursos sobre bem-estar, gestão, acqua, esportes, nutrição, fisioterapia e escolar. Curiosos, iniciantes e atletas experientes disputavam um espaço nos aulões de cycling indoor (bicicleta), kangoo jump (patins sobre molas), zumba e lutas. Ao entrar na feira, o visitante logo se depara com equipamentos de última geração, voltados para o ambiente residencial e comercial. Além do material para exercícios aeróbicos, como esteiras, há aparelhos de musculação e medidores de batimentos cardíacos e gordura. É possível encontrar até pisos indicados para a prática esportiva.
Mais à frente, leggings, bermudas, camisetas, tops e tênis para corrida chamam a atenção pelos descontos oferecidos. A bancária Julia Acioli, 27 anos, foi à BCF em 2012 e elogia a edição deste ano. ;Pelos preços, vale a pena. As roupas estão bem baratas. O preço que eu pagaria em uma calça nos shoppings e lojas, comprei três aqui. Achei mais organizado, para circular está melhor, com tudo centralizado e setorizado;, observa.
Público variado
Julia garantiu as compras e aproveitou para ir à aula de spinning, com a amiga Viviane Castro, 28 anos. A empresária malha há quatro anos e costuma levar a sério os treinamentos. ;Não fui hoje para a academia porque vim para a feira, mas estou lá todos os dias da semana, menos domingo, quando só corro. É o dia que eu tiro para comer uma besteirinha e tomar uma cerveja;, confessa. Pela variedade do público, nota-se que o brasiliense descobriu as vantagens de cuidar da saúde e da aparência. Tanto que a organização criou, dentro da BCF, a 1;Expo Nutrition, dedicada à comercialização de suplementos alimentares. Os quatro estandes estão concentrados no andar de cima, próximos à arena de MMA, onde lutadores praticaram diferentes modalidades além das artes marciais mistas.
Fábio Padilha é o responsável pelo evento, que ocorre no Centro de Convenções desde a última quinta-feira. A expectativa é atrair 70 mil pessoas nos quatro dias. ;Sábado e domingo são sempre mais movimentados. Até agora (14h de sábado), devem ter passado por aqui cerca de 30 mil visitantes. As lojas estão vendendo bem e temos 80 cursos, mais do que no ano passado;, garante. Paralelamente às aulas e às vendas, foram organizadas as palestras profissionalizantes nas salas e no auditório. Algumas duraram quatro horas, outras levaram o dia inteiro.
Os espectadores dos cursos eram, na maioria, personal trainers ou estudantes e professores de educação física. Eles aproveitaram para trocar conhecimento e experiências com especialistas brasileiros e estrangeiros. Pole dance, cross fit, ensino pedagógico, recreação, pilates para a terceira idade, diabetes e emagrecimento foram alguns dos temas abordados. Quem gostou desta edição do Brasília Capital Fitness pode começar a contagem regressiva para o ano que vem. Segundo Padilha, o espaço já está reservado para o último fim de semana de setembro de 2014.
Feira de esportes
Confira a programação do último dia do evento.
HOJE
Corrida de rua
Às 8h
Local: Torre de TV
Bike Indoor Fest
Das 9h às 13h,
a cada uma hora
Local: Ala Norte
Capital Run Indoor
Às 9h e às 10h
Local: Arena externa
Workout Fest
Das 9h às 12h, a cada uma hora
Local: Ala Sul
Arena MMA
Das 10h às 14h, a cada uma hora
Local: mezanino superior
Powerade Dance Fest
Das 10h às 16h, a cada uma hora
Local: mezanino superior Palco Powerade
O BCF é realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Entrada franca
Das 9h às 17h, as academias da cidade promoveram aulas de cycling indoor. Ao ritmo de músicas animadas e sob o comando dos instrutores, 120 pessoas pedalavam. Cibele Castro, 31 anos, era uma delas. A bancária chegou para a aula das 12h com uma amiga e a irmã, Viviane Castro. Para não sentir fome durante o intensivão, elas mudaram o cronograma de refeições. ;Preparamos um café reforçado; contou Cibele. Na academia há dois meses, ela diz que começava a malhar, mas sempre desistia: ;O corpo e a saúde não são mais os mesmos. Estou 10kg acima do peso e sinto o cansaço;.
Crianças e adultos giram, balançam o quadril e jogam as mãos para o alto, tentando acompanhar a velocidade de uma música latina. Nos 30 minutos de demonstração da zumba, a regra é não ficar parado. Os instrutores garantem: em uma hora de aula, é possível perder até mil calorias. ;É uma aula de dança que queima muita gordura;, resume Cristiana Soares, 40 anos. Com as amigas, ela assistiu à aula da irmã, que leciona a modalidade há um ano. ;É animado, para todas as idades. O importante é cada um fazer na sua intensidade;, sugere Juliana Soares, 32.
O personal trainer Wladmir Luna, 35 anos, saiu de João Pessoa e chegou à Brasília há um ano para explorar um mercado que define como promissor. Após assistir ao curso de ginástica laboral, na manhã de ontem, ele decidiu ter um momento de descanso. No estande do Correio Braziliense, ele esperou pelo curso da tarde, sobre cross fit. ;Não deu tempo de ir para casa e voltar, aí vi que estavam fazendo alongamento aqui;, disse. Qualquer visitante pode se beneficiar dos exercícios oferecidos por dois profissionais de fisioterapia. O espaço está aberto durante todo o dia.
A família Carrijo aproveitou a BCF para adquirir uma esteira. José Alves, 56 anos, e a esposa Marli, 55, deixaram de frequentar as aulas de hidroginástica depois que construíram uma piscina e, agora, querem uma mini-academia em casa. Para isso, gastaram, com as duas filhas, R$8,9 mil. Não resistiram e levaram um equipamento multifuncional, além do aparelho para caminhada e corrida. ;Aqui, há várias marcas nacionais e estrangeiras para comparar os preços;, avalia a contadora Viviane Carrijo, 35.
A grande movimentação de homens indica que o piso de cima é o palco deles. Entre as 10h e as 14h, 53 pessoas passaram pela arena de MMA. A aula com maior procura foi a do professor Teninho. ;Muitos são leigos, mas viram que o treino não estava agressivo e testaram a modalidade para conhecer;, justifica. O pai do professor, Ramiro Leone, 68 anos, roubou a cena e deu o exemplo. ;Dou aula de caratê e de defesa pessoal para as Forças Armadas. É difícil ver alguém da minha idade na ativa, vim para motivar esses jovens.;
Com um livro nas mãos, o estudante de educação física Uerbson Mota, 27 anos, parece se desligar do barulho e do agito das pessoas ao redor. Na manhã de ontem, ele procurou a editora que está expondo na feira para garantir um exemplar. ;Estou com lesão na lombar e não vou fazer as aulas, mas pretendo levar um livro. Há também opções para quem não é profissional da área. Antes, o pessoal só queria ir para a academia e ver o resultado. Agora, as pessoas estão mais curiosas, querem saber do processo;, comenta.