Os moradores do Vale do Amanhecer, em Planaltina foram beneficiados, na manhã deste sábado (17/8) com a troca das geladeiras antigas por uma novinha. No total, 200 equipamentos foram substituídos. A medida deve garantir uma economia de até 65% na conta de luz, além de uma redução na sobrecarga das redes de energia.
A geladeira nova consome, em média, 40% da energia gasta pelo refrigerador antigo. Para a troca, técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) fazem visitas às residências para analisar as condições dos equipamentos, que devem ter mais de 10 anos de uso.
Além de trocar os equipamentos, o programa "Cidadania com Energia", do Governo do Distrito Federal, promove a retirada de ligações clandestinas, instalações de medidores de energia elétrica e de iluminação pública.
" Esse recurso que as famílias economizam pode ser usado em outras necessidades", reforçou o governador Agnelo Queiroz, durante a cerimônia de entrega das geladeiras.
A ação cadastrou 82 mil famílias e a previsão é trocar 24 mil geladeiras até outubro de 2014. Com a entrega de hoje, a substituição chegou a 4.725 casas. "É importante ressaltar que ninguém vai pagar por essas doações da CEB. Nossa expectativa é beneficiar mais de 150 mil pessoas", complementou o diretor da companhia, Rubem Fonseca.
O valor de cada geladeira adquirida pela CEB, por pregão, é de R$ 517,20. O programa também faz a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Hoje, 6 mil foram doadas.
Com informações da Agência Brasília.