Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comércio do Distrito Federal tem queda de 0,30% nas vendas de junho

O dado é da pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio que também registrou aumento de 13,13% na venda de tecidos

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 0,3% em junho. Na comparação com maio, as vendas do setor de serviços caíram 8,01%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Nos últimos 12 meses (de junho de 2012 a junho de 2013), verificou-se um crescimento de 7,65% no total das vendas dos setores.



O resultado negativo pode ser atribuído à base de comparação. ;As quedas no mês de junho se justificam, em parte, por causa da comparação com maio, considerado o segundo melhor período de vendas para o setor terciário em função da comemoração do Dia das Mães; explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ele aponta também que pelo fato de junho ser o mês das festas juninas, tradicionalmente os segmentos que se sobressaem neste período são os de tecido e mercado e mercearia.

No setor de comércio, os principais aumentos nas vendas em junho ocorreram nos segmentos de: Tecidos (13,13%); Mercado e Mercearia (5,74%); Móveis e Decorações (5,33%); Vestuário (4,92%) e Informática (4,47%). Em serviços, todos os segmentos pesquisados apresentaram queda em junho na análise com o mês anterior: Pet Shop (-15,38%); Autoescola (-14,13%); Agências de Viagens (-2,85%) e Salão de Beleza (-0,65%).