Jornal Correio Braziliense

Cidades

Artista gráfico do Correio vai fazer selo em homenagem ao papa Francisco

Em sua imagem aquarela, ele mostra o Cristo Redentor ao fundo e a logomarca da Jornada Mundial da Juventude, com o papa Francisco sorrindo

[VIDEO1]

Está no sangue. Tataraneto do retratista Miguel Navarro y Cañyzares, fundador da Escola de Belas Artes da Bahia, o artista gráfico do Correio Braziliense Fernando Lopes, de 56 anos, foi um dos três artistas convidados pelos Correios a apresentar um projeto de selo em homenagem ao papa Francisco e à JMJ. A proposta dele foi a vencedora. ;Apostei no sorriso carinhoso que o santo padre dirige aos fiéis. A foto que eles nos enviaram mostrava um papa austero, com feições sérias. Mas basta pesquisar no Google para vê-lo sorridente e abençoando as pessoas. Quis usar essa característica dele, que é o carisma;, explica.



Com o Cristo Redentor ao fundo e a logomarca da JMJ, o papa argentino aparece sorrindo na imagem em aquarela. O projeto teve a aprovação dos Correios há mais de um mês e será lançado terça-feira, dia 23, no Rio de Janeiro.

Esse não é o primeiro selo que o desenhista fez para os Correios. Lopes é o autor da homenagem a Ayrton Senna na ocasião da morte do piloto, em 1994. Além disso, ilustrou figuras da literatura brasileira, como Graciliano Ramos, Jorge Amado, Mário de Andrade, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade. ;O selo é como um monumento. É para sempre, é uma homenagem a quem está sendo retratado. Charges e cartuns têm uma característica mais atual e passageira;, compara. Outro aspecto que agrada a Lopes é a desafio em concentrar uma quantidade de imagens no espaço diminuto disponível (CC).