A Secretaria de Saúde confirmou três mortes em decorrência de diferentes tipos de vírus da gripe este ano no Distrito Federal. Uma das mortes foi provocada pelo vírus H1N1, responsável por uma pandemia mundial em 2009. Também foi confirmado um óbito em decorrência do vírus H3N2 - um subtipo da gripe A. O terceiro óbito foi provocado pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
De acordo com a pasta, no último levantamento, o DF tinha 164 casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave. Oito pacientes tiveram a contaminação por H1N1 confirmada e dois receberam o diagnóstico de influenza A sazonal. Em maio deste ano, a morte de um taxista de 43 anos no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foi investigada pela Secretaria de Saúde. A suspeita de contaminação do vírus H1N1 foi descartada após um exame de sangue apontar que a causa do óbito foi uma insuficiência respiratória em consequência de uma infecção causada pela bactéria stafilococo.
A primeira morte confirmada foi em junho. De acordo com a pasta a vítima é uma mulher de 54 anos, moradora de Taguatinga e portadora de imunodeficiência renal crônica. Apesar de estar no grupo de risco e ter direito à vacina grátis em qualquer unidade de saúde, a pasta informou que ela não foi imunizada (veja quadro). De acordo com a secretaria, o caso serve de alerta para que outras pessoas incluídas em grupos de risco procure o medicamento.
Em 2013, a pasta recebeu 500 mil doses da vacina que protege o paciente de três variações do vírus da gripe, ente eles o H1N1. Durante a campanha deste ano, 75,5% do público-alvo foi imunizado, o que corresponde a 342 mil pessoas. O objetivo era vacinar 450 mil. Em 2009, dez moradores do DF faleceram em decorrência de uma pandemia mundial de H1N1. No ano posterior, não houve nenhuma morte confirmada. Em 2011 o vírus foi apontado como a causa de uma morte e em 2012 de duas. Ao todo, foram 13 óbitos. A pasta não informou o número de mortes causadas pelo vírus H3N2 e pelo VSR.
A morte em decorrência do subtipo da gripe A, o vírus H3N2, foi em abril.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vítima é um rapaz de 19 anos, morador de Planaltina. Também foi registrada a morte de uma menina recém-nascida em decorrência do vírus sincicial respiratório (VSR) - outro tipo de gripe. A vítima era moradora de Samambaia e faleceu em maio deste ano.
[VIDEO1]