Jornal Correio Braziliense

Cidades

Curso de Artes da UnB vai ganhar 4 prédios novos próximos da L4 Norte

Instituto que funciona de forma improvisada terá quatro edifícios para os cursos de desenho industrial, artes visuais, cênicas e música. Mas ainda não há verba para as obras



Depois de o Correio denunciar a situação de abandono dos espaços destinados aos cursos de artes da Universidade de Brasília (UnB), o Conselho Universitário (Consuni) da instituição definiu, durante uma reunião, o terreno para a instalação do novo Instituto de Artes (IdA) no câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. A área de 37 mil metros quadrados, chamada de SS-12, fica perto da L4 Norte, em frente ao Beijódromo.

As discussões sobre o assunto começaram em 2012, quando o Conselho de Administração (CAD) da UnB realizou uma votação para definir a destinação do local. Na ocasião, ela acabou reconhecida ao IdA. Mas o Instituto de Física entrou com um recurso alegando que o espaço seria mais adequado à instalação de uma área tecnológica. O resultado da contestação foi divulgado agora em favor do Instituto de Artes.

Até que se chegasse à planta atual do complexo, foram feitos três projetos para a construção do Instituto de Artes. O mais recente deles é de meados de 2006 e envolve a edificação de quatro blocos. Eles serão destinados aos cursos de desenho industrial, artes visuais, música e artes cênicas. Há 20 anos, a maioria deles funciona em locais improvisados, destinados ao almoxarifado da instituição.