Jornal Correio Braziliense

Cidades

Câmara adia representação contra deputados condenados na Caixa de Pandora

Falta de quórum cancela reunião para analisar reabertura de processos contra três distritais punidos pela Justiça por participação no esquema de pagamento de mesadas a parlamentares. Eliana Pedrosa se ausentou

Mesmo com o espírito de moralização das ruas, a Mesa Diretora da Câmara Legislativa adiou um posicionamento sobre a representação contra os deputados Rôney Nemer (PMDB), Aylton Gomes (PR) e Benedito Domingos (PP), condenados por suposta participação nas denúncias da Operação Caixa de Pandora. A Casa reforçou a segurança desde o início das manifestações, mas ainda não apresentou uma pauta ética. Prevista para a manhã de ontem, a reunião foi cancelada por falta de quórum e ainda há uma controvérsia a ser resolvida: o que acontecerá se a votação sobre o destino das denúncias ficar empatada.

Leia mais notícias em Cidades

O presidente da Câmara, Wasny de Roure (PT), e o segundo secretário, Professor Israel Batista (PEN), vão votar pelo encaminhamento da representação para a Corregedoria. Há uma indefinição sobre a posição do vice-presidente, Agaciel Maia (PTC), e da primeira-secretária, Eliana Pedrosa (PSD). A depender dos votos, caso os dois distritais optem pelo arquivamento, a Câmara terá de dizer se Wasny como presidente dará o voto de minerva. Wasny demonstra desconforto com a demora no encaminhamento do caso.