Jornal Correio Braziliense

Cidades

Entre 2001 e 2012, o número de tabagistas passou de 450 mil para 310 mil

Cresce a demanda dos brasilienses pelos centros de saúde que oferecem terapia para ajudá-los a abandonar a dependência. Hoje, o DF dispõe de 60 unidades que prestam esse serviço

A conta de fumantes está diminuindo. Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) mostram que, em 2001, 450 mil pessoas fumavam no DF. Mesmo com o crescimento populacional dos últimos anos, o número caiu para 310 mil no ano passado. ;Hoje, estamos com uma procura muito grande de pessoas que querem parar de fumar. Temos 60 centros de saúde que estão prestando esse tipo de atendimento, e a tendência é capacitarmos mais profissionais para isso, porque a demanda só aumenta;, explicou Celso Rodrigues, coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da SES/DF.



Riscos

De acordo com o pneumologista Roberto Rodrigues Júnior, o cigarro tira em média 10 anos de vida de uma pessoa, além de provocar um processo de envelhecimento precoce. ;Uma grande preocupação da OMS são as doenças crônicas, aquelas que são potencialmente evitáveis se as pessoas tivessem mais saúde. Um dos hábitos mais saudáveis que existem é não fumar. São milhões de mortes anuais no mundo todo;, lamentou. Os principais tipos de doença pulmonares são o câncer, a obstrutiva crônica, o enfisema; e as cardiovasculares, o infarto, e o acidente vascular cerebral.