Jornal Correio Braziliense

Cidades

Patriota reforça segurança no Itamaraty e organiza abraço simbólico

Uma das janelas da sala do porta-voz foi pichada com a seguinte inscrição: %u201CViva a Revolução%u201D. Em apoio às manifestações pacíficas, o embaixador decidiu manter a pichação



[SAIBAMAIS]Pela manhã, peritos da Polícia Federal (PF) fizeram análises técnicas no Itamaraty para verificar danos, prejuízos e problemas causados por manifestantes que invadiram o prédio. Os policiais fotografaram detalhes do prédio, analisam os locais ocupados pelos manifestantes ontem e avaliaram eventuais prejuízos. O laudo técnico elaborado por eles pode ser concluído em até cinco dias.

O prédio do Palácio Itamaraty, chamado também de Palácio dos Arcos, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local é um dos mais bonitos e visitados da Esplanada dos Ministérios. No interior do prédio, é possível admirar exemplos da arquitetura moderna e também obras de arte do patrimônio nacional.

Inaugurado em 1970, o prédio é a sede do Ministério das Relações Exteriores. O Palácio Itamaraty é formado por três edifícios: o prédio principal e os anexos 1 e 2, conhecido como Bolo de Noiva. Em frente ao edifício, sobre o espelho de água que também foi invadido por manifestantes, há a escultura batizada de Meteoro, de Bruno Giorgi.

No interior do edifício é possível ver painéis de Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e afresco de Alfredo Volpi. O paisagismo foi feito por Roberto Burle Marx. O projeto de construção do prédio levou anos para ser concluído devido às dificuldades técnicas para atender às inovações da proposta.