Jornal Correio Braziliense

Cidades

Apenas uma manifestante vai à reunião com o secretário-geral da presidência

Durante protesto ocorrido no dia da abertura da Copa das Confederações, várias pessoas fcaram feridas

Dos 2.500 manifestantes presentes no protesto contra os gastos da reforma do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, ocorrido durante a abertura da Copa das Confederações no sábado (15/6), apenas uma jovem, de 18 anos, acompanhada do pai que não estava entre os manifestantes, compareceu à , Gilberto Carvalho, na manhã desta segunda-feira (17/6), no Palácio do Planalto.




Após o encontro, Gilberto Carvalho foi para uma reunião de articulação com a presidente Dilma e Illyusha e Rodrigo foram se encontrar com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Illyusha faz parte do grupo de manifestantes que entrou em .

A próxima reunião do ministro será com o grupo Copa pra Quem?, às 15 de hoje.

A manifestação

[SAIBAMAIS]No sábado, manifestantes invadiram a fila de entrada de torcedores no Estádio Nacional Mané Garrincha, causando tumulto. Aos gritos de "Copa do Mundo eu abro mão. Quero Dinheiro para saúde e educação", eles foram contidos por cerca de 40 homens da cavalaria da Polícia Militar.

Para reforçar a segurança, foram acionados o Batalhão de Choque, com homens em terra e à cavalo; o Regimento de Policiamento Montado, o Grupo Tático de Operações (Gtop) e o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Eles isolaram toda a área de entrada do estádio para impedir que os manifestantes se aproximassem do local reservado aos torcedores. O Corpo de Bombeiros também acompanhou a movimentação.

Pelo menos 45 pessoas que participavam de protestos contra a Copa foram encaminhadas à DP, entre vítimas dos disparos policiais, testemunhas e manifestantes. Ao todo, 16 pessoas foram detidas e 10 adolescentes apreendidos e encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente.

Entre os 16, 14 foram liberados e encaminhados ao IML. Dois continuam na delegacia, onde devem sair sob pagamento de fiança. Todos foram enquadrados no artigo 41-B do Estatuto de Defesa do Torcedor, que trata sobre causar tumulto, e a maioria irá responder, também, por desobediência e desacato.

Com informações de Juliana Braga.