Jornal Correio Braziliense

Cidades

Novo modelo de cobrança de energia elétrica pode salgar a conta de luz

Nova regra vincula o encarecimento do custo da geração de energia ao consumo. Para especialistas, isso vai pesar no bolso dos usuários. Já a Aneel garante que não é preciso se preocupar

No próximo mês, os brasilienses já começarão a receber em casa o novo modelo de cobrança de energia elétrica, em fase de teste. Apesar da propaganda positiva feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os órgãos de defesa do consumidor ressaltam que a nova medida pesará no bolso do usuário. A fatura, agora, virá com bandeiras nas cores do semáforo ; vermelha, amarela e verde ;, que sinalizarão se as condições das hidrelétricas são favoráveis. Caso o custo da geração fique mais alto, o consumidor pagará por isso (veja quadro). A cobrança efetiva, entretanto, só começará a ocorrer em janeiro de 2014.

Leia mais notícias em Cidades

;A regulação permite que o custo com a geração de energia seja repassado mensalmente ao consumidor, o que vai contra a Lei do Real (n; 9.069/1995);, ressalta a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Mariana Alves. Para ela, o usuário não terá total controle de sua conta. ;Aquelas pessoas com o orçamento mais apertado deverão sentir no bolso a mudança, porque não há como saber qual será a bandeira no mês para se programar. Muitos já sabem quanto mais ou menos gastarão, mas agora não será mais possível;, destaca.