Após mais de duas horas de entrevista coletiva, nesta quarta-feira (12/6), foi apresentada à imprensa a logística operacional do Distrito Federal para Copa das Confederações, que começa no sábado (15/6), no jogo entre Brasil e Japão no Estádio Nacional Mané Garricha. Foram mostrados como será o funcionamento de segurança, saúde, trânsito e fiscalização, tanto do estádio quanto da festa que vai transmitir o jogo na Esplanada dos Ministérios.
Integraram a mesa, os secretários extraordinário Cláudio Humberto, da Copa; Rafael Barbosa, Saúde; Luis Otávio Neves, Turismo; e Sandro Avelar, Segurança. Ainda completaram a mesa representantes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Departamento de Estradas de Rodagem (Der) e da Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops).
As autoridades indicaram algumas intervenções, como a do trânsito e da Agefis, já começaram na segunda-feira (10/6) e vão até domingo (16/6).
Segurança
Cerca de 3,1 mil homens da Polícia Militar vão atuar na região central, sendo 500 deles no Estádio Nacional. Ao todo, 607 bombeiros estarão na arena esportiva. As polícias Civil, Federal e o Exército também vão participar da operação. Um centro integrado vai reunir as imagens de 40 câmeras instaladas em bases móveis e na região central.
Saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai disponibilizar 48 ambulâncias, 10 delas com suporte avançado. Para atender os torcedores terão ainda 18 motolâncias. Segundo a comissão, o Hospital de Base e o Hospital Regional da Asa Norte estão preparados para atender a população do DF e os turistas, além dos hospitais particulares conveniados com a Fifa.
Turismo
Cerca de 500 voluntários da Secretaria de Turismo vão tirar dúvidas e realizar apresentações da cidade. Haverá dois centros de atendimento próximos aos portões do Mané Garrincha, onde os visitantes podem obter informações com funcionários em três idiomas, além do uso de linguagem de libras.
Trânsito
O trânsito será basicamente o mesmo do jogo teste entre Flamengo x Santos, com alterações nas principais vias de acesso à arena. Os estacionamentos 3, 5, 7, 9, 12 e 13 do Parque da Cidade estarão fechados. Alguns bolsões do parque poderão ser usados como estacionamento, assim como próximo ao shopping ID, na Asa Norte, e da Rodoviária do Plano Piloto.
Ao todo, 80 ônibus especiais vão auxiliar a circulação dos torcedores. Serão 15 ônibus gratuitos partindo do Parque da Cidade até o estádio. O esquema especial começa às 11h de sábado (15/6), com frequência de 3 em 3 minutos. Haverá ainda ônibus saindo da rodoviária até o estádio com passagem no valor de R$ 1,50, e ônibus executivos sairão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, no valor de R$ 8. Ainda estão disponíveis 500 táxis.
Fiscalização
A Agefis vai fiscalizar para que tudo esteja de acordo com a Fifa. Somente os vendedores ambulantes credenciados poderão comercializar produtos nos arredores do estádio e da Esplanada.
Assista ao vídeo da TV Brasília
[VIDEO1]