Jornal Correio Braziliense

Cidades

Desenvolvimento econômico do DF registra queda de 0,4% no 1º trimestre

Apesar de variação positiva no setor de serviços, houve queda na indústria e na agropecuária local

O Índice de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (IDECON-DF) registrou redução de 0,4% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo perído de 2012. Apesar do setor de serviços (que representa 93,20% de toda a atividade econômica local) ter tido variação positiva de 0,3%, o crecimento nao foi suficiente para compensar a queda na indústria e na agropecuária do DF.

[SAIBAMAIS]A indústria, que tem peso de 6,55% no PIB local, registrou queda de 8,8% no primeiro trimestre de 2013, em comparação ao mesmo período de 2012. No desempenho nacional, o IBGE computou queda de 1,4%. Esse resultado foi observado principalmente pela construção civil, que representa 64% de toda a indústria do DF, e teve queda de 16,6% no 1; trimestre deste ano.



O índice trimestral da agropecuária, que responde por 0,25% do PIB local, foi calculado a partir da evolução das principais culturas desenvolvidas no DF (soja, milho, feijão e tomate), além de batata inglesa, mandioca e laranja, que, juntas, representam 33,23% da atividade. O setorl teve queda de -28,4% no 1; trimestre de 2013 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.