Jornal Correio Braziliense

Cidades

Número de famílias endividadas no DF cresce 3,7% entre abril e maio

O maior vilão é o cartão de crédito. Do total de endividados, 87% disseram estar comprometidos nessa modalidade

O número de famílias endividadas no Distrito Federal cresceu 3,7% entre abril e maio deste ano. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), o índice de endividamento chegou a 86,5% em maio, contra os 82,8% registrados no mês anterior.

O maior vilão é o cartão de crédito. Do total de endividados, 87% dos endividados estão comprometidos com os cartões. Alguns acumulam mais de um tipo de dívida. Dentre as famílias com contas em atraso, 37,4% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 51,6% afirmaram ter condições de quitar parcialmente. Apenas 8,4% disseram não ter condições de quitar as contas.



Apesar do aumento na porcentagem de endividados, o levantamento mostra uma redução no número de inadimplentes: em abril, o DF tinha 92.032 endividados e no mês seguinte esse número passou para 71.109. ;Isso mostra que o brasiliense está preocupado em quitar ou renegociar as dívidas antigas para fugir de taxas de juros altas, diminuir o montante final do débito e ainda reduzir o comprometimento da renda;, explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.