O Governo do Distrito Federal concluiu a última licitação para a mudança do sistema de transporte público do DF. O certame chegou ao fim nesta terça-feira (4/6), quando a Secretaria de Transportes divulgou a empresa que vai explorar a última das cinco bacias que dividem toda a região.
A Viação Piracicaba será responsável, pelos próximos 10 anos, pelo transporte coletivo de passageiros em Brasília e outras nove cidades do DF. De acordo com o governador Agnelo Queiroz, até o fim do ano, toda a frota será renovada: "Com a licitação encerrada, entramos agora numa nova fase de entrega. Toda a frota estará renovada até o fim deste ano e, enfim, depois de mais de 50 anos, nosso povo terá direito a um transporte digno".
Em sintonia com Agnelo, o vice-governador, Tadeu Filippelli, lembrou que o transporte integrado começará a funcionar entre os ônibus novos e metrô. Essa integração será completa quando todas as empresas licitadas estiverem atuando. "Hoje, demos um grande passo que foi a conclusão de uma licitação que demorou 1 ano e 4 meses e teve que vencer mais de 160 ações na justiça. Isso mostra que partimos de bases sólidas e cuidadosas para concluir o ciclo. Nosso próximo desafio é fazer a transição do atual para o novo sistema. Não é a troca de ônibus velhos por novos. É um novo momento do nosso transporte%u201D, disse Filippelli.
Questionado sobre a possibilidade de novos recursos contra o processo licitatório, o titular da Secretaria Transportes do DF, José Walter Vazquez Filho, se mostrou confiável. "Recorrer sempre se pode, mas as últimas vitórias do GDF mostram que as teses defendidas pelos concorrentes não têm eco no judiciário. A licitação opera por bacia, com ônibus 0km. Trocamos o sistema de transporte. O certame é fruto de uma ação civil pública do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). O órgão emitiu uma determinação em 2009. Nenhum governo tinha cumprido até agora. Foi uma luta árdua, mas conseguimos. Agora é aguardar o início da operação", lembrou o chefe da pasta.
Veja a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]