A telefonia móvel continua no topo da lista de reclamações do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF). As quatro empresas de celular que operam na capital do país apareceram na relação das 15 que receberam mais queixas, duas delas na primeira e segunda colocações. De acordo com o órgão, apenas entre janeiro e maio deste ano, 6.044 atendimentos foram relacionados ao assunto, o equivalente a 10,86%. Em 2012, a área ocupava o primeiro lugar no ranking. Em segundo lugar, vem a telefonia fixa, com 5.003 críticas.
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A maior parte dos denunciantes de abusos queixavam-se de cobrança indevida. Ao todo, foram 11.242 problemas dessa natureza no período. Para Veridiana Alimonti, advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a maioria das reclamações se enquadram no crime de propaganda enganosa. ;Muitas vezes, algumas cláusulas contratuais não ficam claras no momento da contratação ou algumas tarifas são descritas em letras menores. Por exemplo, o cliente compra uma promoção, mas não é especificado o prazo, o que é ilegal;, comenta.
Além disso, a especialista ressalta que as companhias não têm estrutura para o tamanho da procura. ;Por conta da concorrência, elas atraem consumidores com promoções, mas não conseguem atender à demanda. Há aumento no número de clientes, mas, em contrapartida, não há investimento em estrutura e planejamento na rede e nos canais de atendimento. Por isso, o usuário sofre;, diz a advogada.
Veja a reportagem da TV Brasília
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