postado em 24/05/2013 18:39
O Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal recebeu, nesta sexta-feira (24/5), dois veículos blindados que custaram ao governo do DF R$ 3,2 milhões. O objetivo da aquisição é ter uma ferramenta para auxiliar no controle de manifestações e em grandes eventos, como a Copa da Confederações e a Copa do Mundo. Os primeiros testes do equipamento devem ocorrer no jogo entre Santos e Flamengo neste domingo (26/5), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Os carros são equipados com três câmeras (uma de 360 graus e infravermelho e duas para o controle do motorista), canhão de água com alcance de 50 metros, limpa-trilhos, ar-condicionado, pintura antichamas, pneus reforçados e espaço para acomodar até 21 pessoas.
Esses veículos são geralmente são usados para controlar distúrbios civis, evitando contato físico dos policiais com manifestantes. Os blindados foram apelidados pelo batalhão como Centurion, que remete a ideia de uma força equivalente a 100 homens. Os carros tem a carga de até 33 toneladas, motores com 440 cavalos de força e rodam até 50 km com pneus vazios.