Agentes de segurança do Distrito Federal participam de treinamentos voltado para a Copa das Confederações, que ocorre no próximo mês, e para a Copa do Mundo de 2014.
Ao todo, são 20 policiais civis, militares, federais, bombeiros, agentes do Detran-DF, agentes penitenciários federais e do DF que estão inscritos na primeira turma do curso de Ações Integradas de Segurança Pública em Grandes Eventos.
De acordo com o coordenador geral do curso, César Freitas, da Secretaria de Segurança Pública do DF, os agentes são treinados a usar técnicas de abordagem com uso diferenciado da força e tecnologias de menor potencial ofensivo.
Freitas informou que nesta quinta-feira (23/5) será realizada uma simulação de "verbalização com o suspeito de algum ataque, por exemplo, e caso seja necessário, será efeutado disparo em quem tiver armado".
O curso tem duração de três semanas e serão 120 horas/aula. A primeira turma concluirá o curso nesta sexta-feira (24/5).
Os 20 agentes formados vão atuar durante a Copa das Confederações, nos arredores do Estádio Nacional e na Esplanada dos Ministérios, onde os jogos serão transmitidos em telões. Freitas espera que até o fim do ano 180 agentes de segurança passem pelo curso.