Jornal Correio Braziliense

Cidades

Missa de cura atrai 700 mil pessoas no último dia de Pentecostes

Celebração mais esperada pelos fiéis foi marcada pela fé e pela comoção. Centenas de velas foram consagradas no fim do evento



Velas e emoção

Nos três últimos dias da celebração, os fiéis levaram velas para serem consagradas segundo a tradição religiosa, em uma demonstração fervorosa da fé católica. Na sexta-feira, consagraram uma vela ao Pai, no sábado, ao Filho, e neste domingo, foi consagrada ao Espírito Santo.

Estrutura

Em uma área de 300 mil m; no Taguaparque, foram instalados 300 banheiros químicos, nove praças de alimentação com pontos de distribuição de água, além de tenda para pessoas com deficiência e três postos médicos. A segurança foi feita por 1.500 homens entre policiais militares, policiais civis, bombeiros e agentes do Detran-DF entre sexta-feira e hoje. "Nosso objetivo é a evangelização. Reunimos dezenas de centenas de pessoas, mas não tivemos nenhuma ocorrência, é um evento muito pacífico", defendeu o coordenador-geral de Pentecostes, Flávio Camargo.

Trânsito intenso na saída

Assim como nos dias anteriores, o trânsito na região pode ficar mais lento, principalmente no fim do evento, por conta do excesso de veículos no Pistão Norte. O tráfego na EPTG, na Estrutural e na entrada principal do parque ficará intenso. Quem não quiser se deparar com a fila de carros terá que evitar o Pistão Norte. Além disso, os semáforos da área central da cidade terão a contagem de tempo alterada, a fim de dar maior fluidez às vias.

Metrô

O Metrô do Distrito Federal funciona em horário especial neste domingo, para facilitar a ida para casa. Os trens, que circulam desde as 7h, só vão parar às 21h.

Fé e tradição

O Pentecostes, que ocorre no Taguaparque, em Taguatinga, é a data cristã em que se comemora a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos e Maria, 50 dias após o Domingo de Páscoa. A festa reuniu mais de 700 mil pessoas em 2012.


Com informações de Mariana Niederauer