Durante todo o dia, 378 cães no Lago Norte e Varjão fizeram exames de sangue para identificar leishmaniose, ação que faz parte da campanha de combate à doença, lançada em abril pela Secretaria de Saúde do Distrito do Federal.
"São montados estandes de coleta de sangue dos cães para teste rápido de leishmaniose visceral; quem passa pelo local também tira dúvidas sobre o ciclo de vida do inseto e do animal contaminado", detalha a gerente de Vigilância Ambiental da Zoonoses (Gevaz), Lúcia D;Andurain.
A doença é causada por um protozoário e transmitida por um mosquito aos cachorros, que apresentam sintomas como perda de apetite, feridas no corpo, unhas crescidas, queda de pelos e secreção nos olhos.
Para evitar a zoonoses, os agentes de saúde montaram estandes nos estacionamentos em frente ao Centro de Saúde n; 16, próximo à Administração do Varjão, e do Shopping Deck Norte, no Lago Norte.
Na campanha que ocorreu de 9h00 às 16h00, 38 dos 378 testes rápidos realizados deram resultado reagente, foram repetidos e terão uma resposta definitiva em oito dias.
Campanha
A ação foi iniciada em abril e já passou pela Asa Norte e o Jardim Botânico. Outros 1.667 testes foram feitos no laboratório Central da Secretaria de Saúde e 187 deles deram positivo para a doença.
Leia mais notícias em Cidades
"É uma oportunidade de obter informações sobre a leishmaniose, além de fazer o teste que tem resultado rápido", disse o morador do Lago Norte Pedro Ramos, que levou o cachorro à tenda montada no Shopping Deck Norte acompanhado da filha.