Lembrança
Desde 2005, a fotógrafa Vanessa Fermino, 27 anos, se especializou em clicar bichos. À época, havia pouca demanda para fazer books individuais. Ainda assim, ela manteve a parceria com a veterinária Sylvia Angélico. No site www.fotopets.com.br estão disponíveis alguns dos trabalhos da dupla, que atende em São Paulo. ;Tentamos criar um mercado, porque não era muito comum. Agora, a procura é maior. Os donos querem registrar a chegada do bichinho na família, ele crescendo ou mesmo idoso, para guardar a foto de lembrança;, explica.
Vanessa ressalta a diferença entre fotografar paisagens, pessoas e animais. Ela sugere que o dono procure ajuda de alguém para garantir a melhor imagem. ;A principal diferença nesse tipo de fotografia é que o bichinho não vai fazer aquilo que queremos. Ele não espera o clique parado, sorrindo. Não há colaboração, observamos por um tempo e, quando ele faz uma gracinha, batemos a foto;, aconselha. A fotógrafa garante que alguns truques para chamar atenção dos cachorros funcionam, como utilizar brinquedos barulhentos e petiscos, principalmente se eles têm alguma noção de adestramento.
Luz natural
Não usar flash forte e apostar na luz natural é quase uma regra. ;O flash causa aquele efeito de olhos vermelhos. É bom fazer durante o dia, com o sol da manhã, quando não está quente porque o calor os deixa incomodados. Com os gatos, é preciso um esforço ainda maior para ele não perceber que estamos tentando fotografá-lo, porque eles se escondem. Comece de longe e vá se aproximando, para ele se acostumar. É quase o trabalho de clicar um animal selvagem;, define. O desafio está lançado, afinal, não só o Correio guarda um lugar cativo para eles. O brasiliense também.
Programe-se
24/5: Começam as inscrições
4/06: Prazo final para envio das fotos
4 a 7/6: Comissão julgadora do Correio faz a pré-seleção de 25 fotos
7 a 14/6: Prazo para a votação popular no site
Semana seguinte a 14/6: Resultado final