Jornal Correio Braziliense

Cidades

Igrejas evangélicas já arrebanham um quarto dos moradores do DF

Os católicos ainda são larga maioria na população do Distrito Federal, mas o avanço dos evangélicos e o crescimento de grupos espíritas começa a traçar um novo mapa da religião na capital do país. Já os brasilienses sem credo representam 8,4%



Não chega a haver um equilíbrio. A Igreja Católica ainda predomina a escolha de fé em todas as cidades do Distrito Federal. A soma de seus seguidores resulta em 56,6% da população. No entanto, aos poucos, a crença protestante, propagada por inúmeras vertentes, conquista cada vez mais espaço. Juntas, as igrejas evangélicas arrebanham um quarto dos moradores do DF. Em algumas cidades, já somam mais de 33% dos habitantes. Ainda que com crescimento mais tímido, o grupo de espíritas e pessoas sem religião também vêm ganhando mais adeptos, como mostrou o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010 (veja no quadro).



Mesmo com a predominância católica, a distribuição de fiéis é heterogênea nas 31 regiões administrativas (RAs). Esmiuçados, os dados mostram os redutos mais fortes de cada religião. O catolicismo é a escolha religiosa majoritária em dois dos bairros mais ricos do Distrito Federal. Lago Sul e Park Way têm, de longe, a maior proporção de católicos entre seus moradores, com 62,2%. Paróquias cheias são uma constante nessas regiões. ;O envolvimento da comunidade é muito intenso. Mesmo as pessoas mais abastadas e mais atarefadas arranjam tempo para se comprometer com a igreja;, diz o padre Rafael Vieira. Ele dá sermões na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma das mais conhecidas no Lago Sul.