Em um mês, a Polícia Civil cumpriu 708 mandados de prisão para crimes violentos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9/5), pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, e o Diretor Geral da Polícia Civil do DF, Jorge Xavier. Os números correspondem ao projeto Ação em Cadeia, centrado em crimes como homicídios, latrocínios, roubos e furtos.
Desses, 554 pessoas foram apreendidas - 494 adultos e 60 adolescentes. Ao todo, foram 357 mandados preventivos, 386 condenatórios e 42 temporários. A nova ação substitui duas operações antigas (Ícaro e Alvorada), que tinham o mesmo objetivo.
De acordo com o diretor Jorge Xavier, os agentes atualizaram os endereços dos mandados em aberto e distribuíram as demandas entre as delegacias. Os policiais são encarregados de cumprir mandados diariamente. O diretor explicou que tirando essas pessoas das ruas, os índices de violência caem - um exemplo disso é que do início de maio (1/5) até esta quinta (9/5), ocorreram sete homicídios contra os 17eml período correspondente no ano passado (2012).
O diretor enfatizou a importância das denúncias via telefone (197), dizendo que, por meio delas, a polícia consegue não só atualizar os dados dos foragidos, mas também acessar novas informações que ajudam nas investigações sobre o paradeiro dos suspeitos.
Com informações de Kelly Almeida
Veja a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]