postado em 08/05/2013 10:57
O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (8/5) o monsenhor José Aparecido Gonçalves de Almeida como o terceiro bispo auxiliar de Brasília. É a primeira nomeação do papa Francisco relacionada à Igreja da capital brasileira. A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.A Arquidiocese de Brasília havia recebido a notícia da Nunciatura Apostólica no Brasil em 2 de maio, com a recomendação de ;segredo pontifício; até a data de hoje, quando a nomeação será publicada no jornal L;Osservatore Romano.
Nascido em Ourinhos, interior de São Paulo, dom José Aparecido é padre diocesano e tem 52 anos, 23 deles atuando no Vaticano, onde mora atualmente, em um prédio com vista para a Praça de São Pedro.
Com doutorado em direito canônico, o religioso acumulava o cargo de subsecretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos ; uma espécie de setor jurídico da Santa Sé ; e de consultor para questões ligadas à liturgia.
Dom José Aparecido é amigo do secretário do papa emérito Bento XVI, Georg G;nswein, e bastante respeitado por cardeais. . Na ocasião, defendeu que ;o Vaticano não é a Igreja; e disse ser preciso acabar com estereótipos para entender melhor a instituição.
Auxiliares
Também ocupam cargo de apoio ao arcebispo, dom Sérgio da Rocha, outros dois religiosos: dom Leonardo Ulrich Steiner (desde setembro de 2011) e dom Valdir Mamede (desde fevereiro de 2013), ambos nomeados pelo então papa Bento XVI.