Cidades

Papa nomeia monsenhor José Aparecido como bispo auxiliar de Brasília

Dom José tem 52 anos, 23 deles atuando no Vaticano, onde mora atualmente. Nomeação será publicada no jornal L'Osservatore Romano

postado em 08/05/2013 10:57
Dom José Aparecido é amigo do secretário do papa emérito Bento XVI, Georg Gänswein, e bastante respeitado por cardeaisO Vaticano anunciou nesta quarta-feira (8/5) o monsenhor José Aparecido Gonçalves de Almeida como o terceiro bispo auxiliar de Brasília. É a primeira nomeação do papa Francisco relacionada à Igreja da capital brasileira. A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

A Arquidiocese de Brasília havia recebido a notícia da Nunciatura Apostólica no Brasil em 2 de maio, com a recomendação de ;segredo pontifício; até a data de hoje, quando a nomeação será publicada no jornal L;Osservatore Romano.

Nascido em Ourinhos, interior de São Paulo, dom José Aparecido é padre diocesano e tem 52 anos, 23 deles atuando no Vaticano, onde mora atualmente, em um prédio com vista para a Praça de São Pedro.



Com doutorado em direito canônico, o religioso acumulava o cargo de subsecretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos ; uma espécie de setor jurídico da Santa Sé ; e de consultor para questões ligadas à liturgia.

Dom José Aparecido é amigo do secretário do papa emérito Bento XVI, Georg G;nswein, e bastante respeitado por cardeais. . Na ocasião, defendeu que ;o Vaticano não é a Igreja; e disse ser preciso acabar com estereótipos para entender melhor a instituição.

Auxiliares
Também ocupam cargo de apoio ao arcebispo, dom Sérgio da Rocha, outros dois religiosos: dom Leonardo Ulrich Steiner (desde setembro de 2011) e dom Valdir Mamede (desde fevereiro de 2013), ambos nomeados pelo então papa Bento XVI.

Veja o documento que comunica a nomeação do monsenhor

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação