Um adolescente de 14 anos foi apreendido por ato infracional análogo a porte ilegal de armas, nesta quinta-feira (2/5), no Paranoá. A arma, um revólver calibre 38, foi usada em uma brincadeira chamada "roleta russa", e o fato acabou matando o primo do jovem apreendido, de também 14 anos.
Roleta russa é um jogo em que os participantes colocam uma bala em uma das câmaras de um revólver, segundo a polícia. O tambor do revólver é girado e fechado, de modo que a localização da bala é desconhecida. Os participantes apontam a arma para a cabeça e atiram, correndo o risco de a bala estar na câmara engatilhada. Na hora da brincadeira, o adolescente estava sozinho e atirou contra si próprio, acidentalmente, segundo a titular da delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I), Mônica Ferreira.
O primo foi apreendido por ser dono da arma, mas não estava na hora a brincadeira de roleta russa. Em depoimento na DCA I, ele disse que o revólver era usado para praticar roubos. O jovem foi encaminhado à Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje.
De acordo com a delegada, "as circunstancias apontam que o jovem apreendido não atirou no primo morto, e que realmente foi um disparo acidental".