Jornal Correio Braziliense

Cidades

Buraco e vazamento de esgoto incomodam moradores do Vale do Amanhecer

A Caesb, responsável pelas caixas e pelo sistema de escoamento, foi acionada no dia que os resíduos começaram a transbordar, mas só apareceu para fazer o conserto no domingo (28/4)



Crotides procurou a administração, pela primeira vez, em 2012. Ela guarda o registro da segunda reclamação, feita em fevereiro deste ano, e acusa o órgão de omissão. "Fui lá, me deram o papel e disseram que era para eu ligar em um número. Liguei, falaram que não era lá e passaram outro telefone. Gastei meus créditos todos fazendo isso", reclama.

Por meio de assessoria, a Administração regional de Planaltina explicou que a operação tapa buraco começou no domingo (28/4) e segue até o fim da tarde desta segunda-feira (29/4). O objetivo é verificar os problemas no asfalto, além de infiltrações.

O caso do transbordamento de esgoto teve uma solução mais rápida, porém o incômodo foi maior. Maria do Socorro Gomes, 73 anos, teve a casas afetada diretamente pelo vazamento. Nos quatro dias em que conviveu com o mau cheiro e a sujeira, ela não conseguiu cozinhar e teve de recorrer a um restaurante. "Eu estava com dor de cabeça porque o fedor é forte demais. Não aguento fazer comida e fui comer fora", relata. Segundo o inquilino da aposentada, Alberto Magno, 49 anos, a Caesb não justificou o ocorrido. "É falta de responsabilidade, porque isso é questão de saúde. Só chegaram aqui, mexeram na caixa e foram embora em questão de minutos. Não sei se é algo paliativo ou definitivo", questiona, referindo-se ao serviço de manutenção prestado ontem.