As comunidades de Ceilândia, Riacho Fundo 1, Samambaia e São Sebastião ganharam mais uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Depois de mais de 1,5 mil inscrições na primeira etapa dos cursos de qualificação, o projeto Esporte e Cidadania oferece novos módulos gratuitos para toda a população, nos Centros Olímpicos. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Esporte do Distrito Federal com a Fundação Assis Chateaubriand.
São cinco opções de cursos on-line: Qualidade no atendimento, Inclusão digital, Web 2.0 ; Foco em redes sociais, Nova ortografia e Educação ambiental. A idade mínima para participação é 12 anos. Não há limite máximo de idade. As aulas, semi presenciais, ocorrem de terça a sexta-feira, às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. As inscrições devem ser feitas nos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião.
Para a líder do projeto Esporte e Cidadania, Roberta Gay, os cursos representam uma possibilidade de contribuição para a transformação social das comunidades atendidas. ;A ideia da ação não é só formar atletas ou profissionais do esporte, mas dar a oportunidade de conhecimento a pessoas de todas as idades, do pré-adolescente ao idoso, formando cidadãos melhores;, explica.
Sobre os cursos
Pensando em inserir os participantes no mundo tecnológico, os cursos de Inclusão digital e Web 2.0 com foco em redes sociais se complementam. Entre os conteúdos, estão o que é e como funciona a internet, o que são navegadores, o que é e-mail e como utilizar, as funcionalidades das redes sociais, apresentação das ferramentas mais utilizadas para criar álbuns de fotos e de vídeos, blogs e salas de bate papo.
Outro curso bastante visado é o de Qualidade no atendimento. As habilidades desenvolvidas podem ser utilizadas em várias situações do dia a dia, como a importância do compromisso e atitude, a maneira de se portar em uma reunião, como lidar com a comunicação interpessoal e até a melhorar a abordagem com o cliente na hora das vendas.
Já no curso de Nova ortografia, são apresentadas as novas regras de português e o novo alfabeto, além do uso do trema, crase, hífen e acentuação gráfica.
Um tema atual e que merece atenção é a conscientização para os cuidados com o meio ambiente. O assunto é abordado no curso de Educação ambiental, que trata de questões fundamentais nos dias de hoje, como a preservação da biodiversidade, a água, a energia e o aquecimento global. O curso vem complementar o trabalho desenvolvido pela Gerência de Apoio Social (GAS) dos Centros Olímpicos. ;É um tema que envolve as mais diversas áreas do conhecimento e há um cuidado no mundo inteiro para a preservação do planeta. Os Centros Olímpicos não poderiam ficar de fora dessa discussão;, observa Roberta Gay.
Serviço ; Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação social
Onde: Centros Olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião
Horários das aulas: de terça a sexta-feira, às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h
Módulos: Qualidade no atendimento, Inclusão digital, Web 2.0 ; foco redes sociais, Nova ortografia e Educação ambiental
Quem pode participar: toda a comunidade (idade mínima: 12 anos)
Informações: www.facbrasil.org.br