Jornal Correio Braziliense

Cidades

Primeiras colocadas no concurso Minha Brasília retratam ícones de concreto

As três são representações da melhor combinação entre arquitetura e céu

As fotos vencedoras do concurso cultural Minha Brasília, promovido pelo Correio Braziliense, em parceria com a operadora Vivo, têm muita coisa em comum. As três são representações da melhor combinação entre arquitetura e céu ; duas das características mais marcantes da cidade. Além de conversar entre si, as fotografias são produto do olhar de quem não nasceu aqui, mas acabou cativado por Brasília e para cá se mudaram. Vieram de São Paulo, Minas Gerais e Goiás e apaixonaram-se pelas belezas da capital brasileira.



Um dos lugares que mais gosta na capital do país é justamente o templo, que para ele é símbolo do respeito religioso. ;Saí do culto ecumênico e vi a lua bem em cima da pirâmide. Todo mundo deu um jeito de fazer a foto. Estava lindo com o fundo do céu no início da noite;, conta. Por ter sido o mais votado, ele vai ganhar um iPhone 4S de 16 GB.

A segunda foto preferida pelos eleitores foi a que retratou a Torre de TV Digital vista de baixo para cima. A imagem integra a coleção de retratos das belezas de Brasília capturados pela mineira Maria Lúcia Guimarães de Lima, 52 anos. Franca admiradora das paisagens da capital, a dona de casa, natural de São João del Rei, sempre tem uma câmera nas mãos. ;Fotografo tudo que acho bonito. Serve como um guia para mostrar aos meus parentes que vêm de fora me visitar;, explica.

A Torre, último monumento de Oscar Niemeyer construído em Brasília, é um dos pontos turísticos de que ela mais gosta. ;Você vê todos os lugares daqui e também vê a torre de qualquer ponto da cidade. E o branco da torre com o azul do céu deu uma beleza de foto;, defende. A foto enviada por ela, feita em janeiro, recebeu 2.617 votos, 12,04% do total. O prêmio para o segundo lugar é um Samsung Galaxy S, com 8 GB.

A última foto a integrar o pódio dos vencedores é também a combinação entre a genialidade de Niemeyer e a generosidade da natureza. A Esplanada dos Ministérios, com o Congresso Nacional ao fundo, sob a luz do céu avermelhado no nascer do dia. A imagem foi feita pelo servidor público Venilton de Siqueira, 46 anos, na manhã de 16 de março. Natural de Goianésia e morador do Núcleo Bandeirante, ele tem a fotografia como o hobby favorito e estava tão cedo na Esplanada para ajudar um colega de fotoclube a fazer um ensaio por ali.

Só de estar entre os 25 finalistas já foi para ele uma feliz surpresa. ;Mandei e-mail para a família, porque já considerei uma vitória. Mas ser premiado num concurso de fotografia é a realização de um sonho pessoal;, reconhece. O terceiro colocado recebeu 2.571 votos, 11.83% do total, e vai levar para casa um Nokia Asha 302.