A imagem de Nossa Senhora de Fátima ficará até amanhã na cidade. Haverá uma missa às 7h30 e depois a santa se despede dos fiéis para continuar a peregrinação pelo mundo.
A aposentada Aparecida Gonçalves de Castro, 76 anos, nasceu e cresceu em um lar católico. Desde criança, aprendeu com a mãe os princípios do cristianismo e a devoção por Nossa Senhora de Fátima. Repassou a fé para os filhos e saiu ontem de Sobradinho para visitar a imagem da santa peregrina em Brazlândia.
Acompanhada da filha, Miriam Gonçalves Cândido, 50 anos, esteve no Santuário Menino Jesus de Praga esta tarde para agradecer bênçãos recebidas. ;Sempre que posso venho agradecer o dom da vida, a saúde da minha família, meu trabalho e os amigos que tenho;, disse a funcionária pública após rezar diante das imagens de joelho no chão.
Tradição
Há duas décadas, a Festa da Mãe com o Filho ocorre no Distrito Federal. Ela faz parte do calendário oficial do governo local e reúne fiéis durante três dias de louvor ; neste ano, em 20, 21 e 22 de abril. ;A imagem é muito representativa para a fé do povo. A ideia da celebração é mostrar que onde está a mãe está o filho e vice-e-versa;, afirma o padre Raphael Saboia, vigário do santuário.
De acordo com a crença católica, em 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima, Portugal, para três jovens pastores: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem Maria fez revelações que mais tarde ficaram conhecidas como os Segredos de Fátima. A primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima foi feita de acordo com indicações da irmã Lúcia, que recebeu da virgem o segredo mostrando como deveria ser a réplica que viajaria o mundo.
A imagem peregrina foi oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada pelo arcebispo de Évora, em 1947. Depois de percorrer os continentes, a escultura original fica hoje no Santuário de Fátima, em Portugal. Ao longo do ano, ela passa por vários países. Tanto a imagem original quanto as cópias produzidas nessa igreja foram abençoadas pelo papa João Paulo II.