. O objetivo é escolher a imagem que melhor representa a capital federal.
Opção não vai faltar aos votantes. As paisagens selecionadas para essa etapa da disputa incluem pontos diversos da cidade. Na composição dos cenários, obras arquitetônicas, belezas naturais e até astros celestes num espetáculo de cores. Os ângulos também surpreenderam.
Para muitos participantes, Brasília foi traduzida na poesia do pôr do sol, para outros, num dia ensolarado no Lago Paranoá. Houve quem apostou ainda nos cartões-postais da capital sob um céu negro. Ao todo, foram recebidas, em cinco dias, 783 imagens na primeira etapa do Minha Brasília. Dessas, apenas 3,1% foram classificadas para a final. Vieram imagens do Congresso Nacional, da Praça dos Três Poderes, da Ponte JK, da Fonte Luminosa, do Parque Olhos d;Água, do Palácio do Planalto, do Palácio do Itamaraty e da Torre de TV Digital, entre outras.
Smartphones
Os três primeiros classificados serão premiados com celulares de última geração. O autor da imagem vencedora leva para casa um iPhone 4S, com 16GB. O segundo colocado ganha um Samsung Galaxy S, com 8GB; e o terceiro colocado, um Nokia Asha 302.
Para participar da votação, basta acessar a página oficial do concurso e clicar no espaço em branco ao lado da imagem escolhida. Em seguida, é preciso inserir um código com letras e números num campo abaixo da galeria de fotos. Logo depois, o voto será computado, e aparecerá uma mensagem na tela para o participante (veja Fique Ligado).
O resultado do concurso será anunciado posteriormente, e os ganhadores receberão aviso por e-mail ou por telefone. As fotografias vencedoras serão publicadas no hotsite do concurso e também no jornal impresso.
O concurso faz uma homenagem aos 53 anos de Brasília, a serem comemorados no próximo domingo, 21 de abril. Este é o primeiro certame de 2013. No ano passado, o jornal promoveu outras disputas, como as que elegeram os mais belos ipês-roxos e amarelos, as mais bonitas árvores de Natal e as do cerrado.
Encantamento
O olhar dos participantes do Minha Brasília voltou-se para os monumentos arquitetônicos da cidade. Segundo o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) no Distrito Federal, Paulo Henrique Paranhos, isso expõe algo significativo. ;Temos exemplos de cidades, em outros lugares do mundo, que também têm uma arquitetura que causa certo interesse da população, mas que não chega a criar essa identidade, essa abrangência cultural que ocorre em Brasília;, comparou.
Ele destaca ainda o poder de encantamento dos contornos da cidade. ;Isso ocorre quando a arquitetura é boa e ganha dimensão de obra de arte. E as pessoas não precisam ter um conhecimento erudito para reconhecer isso", completou.
O professor de desenho industrial da Universidade de Brasília (UnB), que dá aulas de fotografia e vídeo, Juliano Terra, acredita que boas imagens não dependem, necessariamente, de técnica. ;Às vezes, os momentos marcantes são mais bem documentados, e isso não depende da questão profissional;, argumentou.
Para ele, a fotografia vem alcançando o patamar de comunicação, que, no futuro, será tão comum às pessoas como a escrita. ;Faz parte da nossa evolução e da própria comunicação. Em Brasília, acredito que, com o crescimento da cidade, outros fatores estão chamando atenção, não só os monumentos arquitetônicos, mas o crescimento de Águas Claras e o impacto disso na cidade, sem falar na Torre de TV Digital", arrematou.
Fique ligado!
Hoje, 19 de abril, até as 23h59.
Último dia para votar em uma das 25 imagens finalistas do concurso Minha Brasília.
Passo a passo para a votação
1- Acesse: ;
2- Escolha a foto predileta;
3- Clique no espaço em branco ao lado da foto escolhida;
4- Insira um código de letras e números abaixo da galeria de fotos.
Prêmios
1; lugar: iPhone 4S, de 16GB
2; lugar: Samsung Galaxy S, de 8GB
3; lugar: Nokia Asha 302