Jornal Correio Braziliense

Cidades

Escorpiões se escondem nas casas em época de chuva, diz especialista

O alerta foi feito por Elisabeth Schwartz, professora do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade de Brasília (UnB)

A professora do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade de Brasília (UnB) Elisabeth Schwartz acredita que o garoto Henrique tenha sido atacado por um escorpião amarelo, uma das três espécies que existem no DF. O veneno dele é um dos mais potentes da espécie. ;Causa paralisia, ataques cardiovasculares e edema pulmonar.



Além disso, a picada produz dor acentuada no local;, explicou. A quantidade do veneno inoculada pelo escorpião e o estado de saúde da pessoa picada são determinantes para a dimensão dos efeitos causados pela toxina. Elisabeth orienta que, de imediato, aqueles atacados sejam levados para os hospitais mais próximos. Algumas unidades das rede pública e privada disponibilizam o soro. São eles: os hospitais regionais da Asa Norte (referência no atendimento), de Base, do Paranoá, do Guará, de Taguatinga, de Ceilândia e do Gama. Hospitais militares, como o Naval, o Geral do Exército e o de Força Aérea também aplicam o antídoto.

A bióloga alerta para a época das chuvas, quando os escorpiões costumam se abrigar nas residências. ;Eles preferem locais secos, por isso, em tempo chuvoso, o número de casos de acidentes aumenta. Eles saem do molhado para
procurar pontos mais secos;, alertou. Outro fator que leva ao aparecimento do bicho tem relação com baratas. ;A melhor forma de evitar a proliferação dos escorpiões é acabar com as baratas em casa, que são os alimentos dos escorpiões;, destacou.