Jornal Correio Braziliense

Cidades

Últimas horas para se inscrever no concurso fotográfico Minha Brasília

O melhor dos cinco finalistas será eleito por uma comissão composta por representantes dos Diários Associados



Fotógrafos amadores e profissionais tiveram cinco dias para enviar sua imagem preferida da capital e participar do concurso Minha Brasília, promovido pelo Correio Braziliense em homenagem aos 53 anos da capital. O prazo acaba hoje, às 23h59. A foto tem de estar em alta resolução e o autor precisa caprichar na criatividade e na originalidade, quesitos nos quais a comissão se baseará para escolher os 25 melhores registros. O resultado da pré-seleção estará disponível no hotsite (www.correiobraziliense.com.br/minhabrasilia), a partir de terça-feira, para voto do público. São os internautas que decidirão os vencedores. A parceria com a operadora Vivo proporcionará a entrega de um iPhone 4S (16GB), um Samsung Galaxy S (8GB) e um Nokia Asha 302 para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, respectivamente.

Para o arquiteto Thiago de Andrade, 32 anos, o diferencial de Brasília vai além dos monumentos. ;A cidade contribui não só com a arquitetura moderna, presente nas obras de Niemeyer, mas também com o novo jeito de morar, das superquadras. O espaço urbano, desde a Revolução Industrial, é tradicionalmente denso e insalubre, ausente de contato com o verde. Aqui, pelo contrário, a inserção do verde não se restringe às áreas institucionais, como parques, mas na vida cotidiana;, revela.

Andrade cita a presença da vegetação, do vento, do calor e do sol, que invadem as quadras residenciais e comerciais a qualquer hora do dia. Quem nunca se surpreendeu com uma bela vista do céu da janela onde trabalha ou durante uma curta caminhada de casa para a padaria? É com esses flagras ; simples, mas encantadores ; que o leitor deve presentear a capital. A cidade completa 53 anos no domingo que vem e, na segunda-feira (22), será divulgado o resultado do concurso. O Minha Brasília pretende incentivar os brasilienses a repensar o local onde vivem.

Se vale inscrever um único clique, fica difícil escolher qual lado retratar. Para Thiago de Andrade, a capital se divide em dois espaços. ;Um representa a dimensão pessoal e afetiva, que é a superquadra, onde as pessoas moram. O outro é a dimensão social, que me identifica como sociedade, a parte coletiva, do Eixo Monumental;, explica. Ele lembra que, quando os moradores vão descrever Brasília, eles geralmente falam da área central e dos pontos turísticos. Mas, quando questionados sobre as razões para gostarem de morar aqui, citam a parte residencial e argumentam que vivem em uma espécie de parque público.

Uma das sugestões para quem busca um registro em local de fácil acesso é a Rodoviária do Plano Piloto. ;Ela é o cruzamento dos dois eixos e um núcleo de articulação de todo o DF. É simbólica e promove o encontrto de cultura e classes sociais. Como base de observação, dali você tem as melhores vistas, tanto para o lado da Torre de TV quanto para a Esplanada;, completa Thiago. Corra para garantir sua foto, porque ainda dá tempo de participar.


Regras

Prêmios
Primeiro lugar: iPhone 4S (16GB)
Segundo lugar: Samsung Galaxy S (8GB)
Terceiro lugar: Nokia Asha 302

Agenda
Hoje, até as 23h59: prazo final para inscrições
Da próxima terça a sexta-feira (19/4): votação popular no hotsite da promoção
22 de abril: divulgação do resultado

Observações
A fotografia deve ter alta resolução (mínima de 1.024 x 728), peso máximo de 5 MB e estar em formato JPG
O nome do arquivo precisa ser escrito da seguinte forma: NOME_SOBRENOME_DATA (dia em que a foto foi feita)
Para se inscrever, o participante deve entrar no hotsite da promoção (www.correiobraziliense.com.br/minhabrasilia) e fazer upload da imagem
Cada participante só poderá concorrer com uma única fotografia, inédita e feita em 2013

Nos ouvidos dos internautas

Isabela Oliveira

Na teoria musical, a cadência de uma música é construída em cima de uma série particular de intervalos entre acordes. São sons que se aproximam ou se distanciam dos outros, gravando na mente um compasso bem marcado. E só quem vive em Brasília sabe que essa é uma cidade de cadência, desenhada com distâncias monumentais entre um ponto e outro pelas mãos de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Para comemorar o 53; aniversário da capital dos ritmos, o Correio lançou o concurso cultural Canta, Brasília. Os ouvidos exigentes do público vão escolher os cinco finalistas que disputarão a premiação oferecida pelo jornal.

Desde ontem, mais de 60 inscritos tentam faturar os votos do público para levar para casa uma guitarra Fender, oito horas de gravação em estúdio e 30 segundos de veiculação da obra nos intervalos da Rádio Clube FM. Para escolher a melhor homenagem, basta acessar, até amanhã, o hotsite da promoção (www.correiobraziliense.com.br/canta-brasilia), ouvir as músicas e votar no artista prefererido.

O melhor dos cinco finalistas será eleito por uma comissão composta por representantes dos Diários Associados, que vai analisar os materiais e escolher um vencedor. Criatividade, originalidade e adequação da letra ao tema proposto serão observados pelos avaliadores. O resultado será divulgado no site do concurso e no caderno especial do aniversário de Brasília, no próximo domingo. O campeão aparecerá na publicação com uma entrevista, além da letra da música vencedora.

No site, os leitores encontrarão vídeos de até quatro minutos, produzidos por pessoas físicas com mais de 18 anos. Todos moram no Brasil e divulgaram canções que têm como pano de fundo a capital federal. Eles são autores das canções ou tiveram as composições cedidas por um terceiro.


Fique atento
Agenda
Até segunda-feira (15/4): votação popular no portal do concurso
21 de abril: divulgação do vencedor

Como votar
1. Acesse o hotsite www.correiobraziliense.com.br/canta-brasilia
2. Clique no botão ;Vote;
3. Escolha a opção da enquete
4. Clique em votar
5. Digite o código de segurança
6. Votação concluída

Prêmios

Uma guitarra Fender
Oito horas de gravação em estúdio da música vencedora
Veiculação de 30 segundos do trecho da canção nos intervalos da Rádio Clube FM