Jornal Correio Braziliense

Cidades

Parte de UTI neonatal do Hospital Regional de Ceilândia é interditada

Os dois recém-nascidos que estavam na ala interditada foram transferidos para um local onde há menos risco de contaminação

A Secretaria de Saúde interditou a Ala Vermelha da UTI Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia (HCR) nesta manhã (10/4), espaço onde estão internados pacientes em estado grave de saúde. A UTI contém oito leitos, dos quais sete estão ocupados (dois pacientes estão com a bactéria Serratia e um com meningite).



Os dois recém-nascidos que estavam na ala interditada foram transferidos para um local onde há menos risco de contaminação. Ainda não há informações sobre qual é o agente da bactéria Serratia , mas sabe-se que ela é transmitida pela falta de higiene nas mãos.

Em visita ao Hospital Regional de Ceilândia, o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, afirmou que está havendo um surto da bactéria e recomendou que as gestantes não se encaminhem ao local para terem seus bebês.

Barbosa foi ao hospital na tarde de terça-feira (9/4), para analisar as condições da UTI.

O caso

Até o momento, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou seis mortes de recém-nascidos no Hospital Regional de Ceilândia. Os óbitos ocorreram no dia 28 de março (1); no dia 30 de março (2); no dia 31 de março (1); no dia 5 deste mês (1); e no dia 9 deste mês (1). Em dois deles, a presença da bactéria Serratia foi confirmada.

Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]